Grade Curricular

Mestrado
Disciplinas Obrigatórias

Metodologia da Pesquisa – INS712 (45h) – 3 créditos

Bases da elaboração de projetos de pesquisa. O Mestrando é estimulado redigir/revisar seu projeto de dissertação em conformidade às diretrizes da metodologia científica;

Práticas de Ensino em Nutrição I – INW702 (45h) – 3 créditos

Constitui-se na prática didática e cada orientador fica responsável por coordenar as atividades de seus alunos junto a disciplinas da graduação. Na dinâmica da disciplina, o orientador deve estimular o aluno de pós-graduação à elaborar aulas em disciplinas na grade curricular dos cursos de graduação em Nutrição e Gastronomia do INJC. A utilização de recursos audiovisuais didáticos e criativos, a elaboração de planos de aula e modernização da bibliografia, deve ser estimulada, de forma a promover no processo de ensino-aprendizagem a construção de conhecimento pelo aluno de graduação. As aulas podem ser teóricas ou práticas, e tem se estimulado cada vez mais a preparação de aulas práticas integradas entre as diversas disciplinas de graduação, como forma de inovação e com objetivo de haver consonância com a nova proposta de currículo de graduação.

Seminários Gerais do INUFRJ – INW703 (45h) – 3 créditos

Disciplina na qual os projetos de dissertação são discutidos e analisados por mestrandos e doutorandos, sob coordenação de um docente credenciado no PPGN e responsável pela disciplina;

Seminários Josué de Castro – INW701 (15h) – 1 crédito

Sessões científicas gerais do INJC, com a proposta de atualização em temas inovadores da área de nutrição; o aluno tem contato com pesquisas de ponta e contextos das diferentes linhas de pesquisa do PPGN-UFRJ e de outras Instituições de Ensino Superior (IES).

Tópicos Avançados I – INW704 (30h) – 2 créditos

Disciplina direcionada à discussão dos temas mais relevantes em cada linha de pesquisa, com aspectos específicos do campo de atuação de cada docente credenciado. Cada orientador fica responsável por coordenar as atividades da disciplina.

Trabalho Experimental de Dissertação – INW705 (90h) – 6 créditos

Consiste no desenvolvimento experimental e elaboração da dissertação. O Orientador é o responsável pela coordenação das atividades dessas disciplinas.


Doutorado
Disciplinas Obrigatórias

Estudo Integrado dos Distúrbios Nutricionais de Impacto Coletivo I (EIDNIC I) – INW801 (45h) – 3 créditos

Aborda problemas de saúde pública relacionados com as deficiências de micronutrientes, os quais são discutidos desde os seus aspectos moleculares, fisiológicos, epidemiológicos até as políticas públicas propostas para a sua minimização.

Estudo Integrado dos Distúrbios Nutricionais de Impacto Coletivo II (EIDNIC II) – INW801 (45h) – 3 créditos

Aborda problemas de saúde pública relacionados com as doenças cardiovasculares, a obesidade e o câncer, os quais são discutidos desde os seus aspectos moleculares, fisiológicos, epidemiológicos até as políticas públicas propostas para a sua minimização.

Metodologia Científica – INW802 (45h) – 3 créditos

O aluno tem contato com discussões importantes e sobre aspectos centrais da atividade acadêmica e do método científico, abrangendo as diferentes áreas de atuação no campo da Nutrição. Envolve aspectos da ética e integridade em pesquisa.

Seminários Avançados de Tese I (SAT I) – INW803 (45h) – 3 créditos

Nesta disciplina os doutorandos exercem suas habilidades em analisar, discutir e contribuir para a elaboração de projetos científicos.

Seminários Avançados de Tese II (SAT II) – INW804 (45h) – 3 créditos

A disciplina funciona tal como uma oficina de elaboração de artigos científicos e para cursá-la, o doutorando deve ter um artigo científico em fase final de elaboração.

Trabalho Experimental de Tese (TET) (cada uma com 45h) – 3 créditos

TET I – INW805
TET II – INW806
TET III – INW807
TET IV – INW813

Correspondem ao desenvolvimento do trabalho experimental e elaboração da tese de doutorado. O Orientador é o responsável pela coordenação das atividades dessas disciplinas.


Disciplinas Eletivas – Mestrado e Doutorado

Todas as disciplinas possuem carga horária de 45 horas e 3 créditos.

Alimentação e Cultura – INS705 (ainda como Pesq. Qualitativa em Saúde II no SIGA)

Cultura, sistemas simbólicos e sua relação com o comer. Sistema alimentar ocidental hegemônico e sua construção histórica. Comida e identidade, rituais, religião, relações de gênero e estilo de vida. O comer, o corpo e a saúde. Comida e transformações contemporâneas: migração, globalização alimentar, fast food e slow food, turismo gastronômico, patrimonialização. Comida e mídia. Sistemas alimentares alternativos e discurso ético.

Alimentos Funcionais – INE701 – INE801

Os alimentos funcionais possuem substâncias nutracêuticas diversas que, além de desempenharem a função de nutrir, colaboram com o metabolismo humano, auxiliando na prevenção de doenças crônico-degenerativas.

Avaliação Nutricional – INS718 - INS801

Tópicos de avaliação nutricional. Aplicação dos métodos antropométricos, dietéticos, bioquímicos e clínicos no diagnóstico nutricional de populações. Validade e confiabilidade dos métodos. Interpretação dos indicadores e uso de cursos de referência de medidas antropométricas.

CLAE em Análise de Alimentos – INE706

Introdução e fundamentos de CLAE; Validação de métodos para análise de nutrientes e substâncias bioativas em alimentos e amostras biológicas. Aulas práticas.

Epidemiologia I – INW702 - INS804

História da Epidemiologia. Tipos de medidas de frequência. Indicadores de saúde. Estimadores em Epidemiologia. Tipos de estudos em Epidemiologia.

Fisiologia e Bioquímica da Nutrição – INN718 – INN804

Fisiologia da digestão e absorção. Metabolismo de nutrientes. Regulação e integração do metabolismo de nutrientes. Resposta metabólica à situação de privação de nutrientes.

Métodos de Avaliação do Consumo de Alimentos – INS716

Métodos de avaliação do consumo de alimentos. Ajuste para consumo de energia, variação intra e inter individual. Validade e reprodutibilidade de questionários de frequência consumo no passado remoto adequado do consumo segundo as DRIs marcadores bioquímicos. Tabelas de composição de alimentos. Programas de análise de dados.

Nanoalimentos – INE710 (ainda como Análise e Controle de Qualidade de Alimentos no SIGA)

Nanociência e nanotecnologia no desenvolvimento de alimentos. Introdução aos conceitos e fundamentos da nanociência e nanotecnologia. Nanomateriais com aplicação em saúde. Nanobioencapsulamento; teoria e prática de técnicas de preparo, produção e caracterização; estudos de liberação. Desenvolvimento de nanoalimentos; legislação; aspectos de bioética e biossegurança; patentes.

Nutrição Materno-Infantil – INN713 – INN806

Gestação normal e de alto risco: a gestante, o feto e o concepto. A nutrição na gravidez normal e de alto risco e seu reflexo no recém-nato. Lactação. Metodologia de intervenção visando a complementação e correção de deficiências. Inadequações nutricionais em gravidez norma e de alto risco. Sistemas integrados assistenciais materno-infantis.

Nutrição no Esporte de Alto Rendimento – INE705 (ainda como Carboidratos Não Disponíveis na Alimentação Humana no SIGA)

Introdução ao esporte de Alto rendimento. Bases fisiológicas do exercício; competências e habilidades no campo de saber em nutrição aplicada ao esporte. Avaliação de atletas; requerimentos nutricionais. Inovações em alimentos na área de nutrição do esporte.

Orientação à Iniciação Científica pelo Estudante de Pós-graduação - INW709

Orientação pelo mestrando de pelo menos um estudante de graduação em projeto de pesquisa que resulte em, pelo menos, uma comunicação em evento científico nacional ou na jornada de iniciação científica da UFRJ.

Práticas de Ensino em Nutrição II - INW711

Planejamento didático e elaboração de material institucional. Ministração de aulas supervisionadas e participação em estágios curriculares. Avaliações de disciplinas e discentes.

Redação e Produção Científicas Discente - INW710

Treinamento em preparação de manuscritos científicos. Valorização da produção discente sob forma de comunicação em eventos científicos nacionais e internacionais e/ou publicação em revista integrante do sistema QUALIS relativa à área conhecimento junto à CAPES.

Tópicos Avançados em Obesidade e Co-morbidades – INN714

Obesidade. Endocrinopatias: síndrome do ovário policístico, hipotireoidismo e diabetes mellitus tipo II. Síndrome metabólica. Doenças cardiovasculares. Câncer. Trato digestório: hepatopatias, vesiculopatias, esofagopatias/gastropatias. Doenças músculo-esqueléticas: osteoartrite, gota e osteoporose.

Tópicos Avançados II - INW707

Apresentação e discussão de artigos científicos relacionados aos grupos de pesquisa do INJC.