Laboratórios

O PPGN-UFRJ conta com um complexo laboratorial, que permite a realização de atividades de ensino e pesquisa nas diferentes áreas de conhecimento que compõem as linhas de pesquisa do programa. As unidades laboratoriais estão descritas abaixo:

Laboratórios de Análise e Processamento de Alimentos

Localização: Centro de Ciências da Saúde, Bloco E, sala 17

Conjunto de três laboratórios a) Análises físico-químicas de alimentos; b) Tecnologia de Alimentos; e c) Técnica Dietética e Culinária. Atendem principalmente às atividades de ensino de graduação, dos cursos de Nutrição e Gastronomia, e de pós-graduação do PPGN. Foi constituído visando a investigação científica sobre os diferentes métodos de preparo, conservação e processamento e seus efeitos sobre a qualidade nutricional e sensorial de alimentos e preparações. Nesses laboratórios são realizadas análises físicas, químicas e físico-químicas de alimentos, além de preparo e processamento de alimentos.

Principais equipamentos

Moinho de facas; Aparato Soxhlet (lipídios); Aparato Kjedhal (proteínas); Mufla; Balanças de precisão e analítica; Potenciômetros; Destiladores; Banhos térmicos; Estufas de secagem; Estufa semi-industrial de desidratação de alimentos; Freezers; Geladeiras; Fornos à gás; Tachos com agitador; Seladora à vácuo; Micro-ondas; Fogões industriais; Batedeiras e processadores de bancada e Liquidificador industrial.


Laboratório de Alimentos Funcionais (LABAFs)

Localização: Centro de Ciências da Saúde, Bloco J, 2º andar, sala 13
Coordenador: Professora Eliane Fialho de Oliveira

Os projetos desenvolvidos no LABAFs caracterizam-se pela interface entre a Ciência de Alimentos e a Bioquímica da Nutrição, e são desenvolvidos em parceira com diferentes unidades da UFRJ (IQ, IMPG, IBqM, IPPN), e instituições de pesquisa Nacionais (INCA, UFF, UNIRIO, UFRRJ, EMBRAPA) e Internacionais (Cornell University e Ohio State University).
Os principais temas de investigação são: (i) caracterização de compostos bioativos e investigação da atividade antioxidante em alimentos de origem vegetal; (ii) desenvolvimento de produtos alimentícios enriquecidos em compostos bioativos; (iii) efeito da alta pressão hidrostática sobre a qualidade nutricional, sensorial e microbiológica de alimentos; (iv) Investigação do metabolismo e da bioatividade de compostos bioativos em modelos in vitro, ex vivo e in vivo.

Principais Equipamentos

Pressurizador de alta pressão hidrostática; Cromatógrafo líquido de alta eficiência acoplado à detector de foto diodo e espectrômetro de massas (HPLC-UV-MS); Espectrofotômetro; Centrífuga de microtubos refrigerada; Potenciômetro; Balanças analítica e de precisão; Colorímetro; Aparato Kjedhal (proteínas) e Capela de exaustão.


Laboratório do Grupo de Pesquisa em Processamento de Frutas e Hortaliças (GPPFH)

Localização: Centro de Ciências da Saúde, Bloco J, 2º andar, sala 15
Coordenação: Este laboratório foi coordenado pelo Professor Armando Sabaa Srur, até início de 2016. Atualmente, as atividades desse laboratório estão em andamento sob a coordenação da Professora Dra. Maria Cristina Jesus Freitas

Este laboratório visa o desenvolvimento projetos de pesquisa em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Processamento de Frutas e Hortaliças e Desenvolvimento de Produtos, Aproveitamento de Subprodutos, Alimentos para fins especiais, nutricionais e funcionais.

Principais equipamentos

Fluxo laminar; Autoclaves; Potenciômetros; Bico de Bunsen; Destiladores de água; Estufas; Aparato Soxhlet, Aparato Kjedhal; Mufla e Balanças de precisão e analítica.



Laboratório de Desenvolvimento de Alimentos para Fins Especiais e Educacionais (LabDAFEE)

Localização: Centro de Ciências da Saúde, Bloco J, subsolo, sala 08
Coordenação: Professora Anna Paola Trindade Rocha Pierucci e Professora Cristiana Pedrosa Melo Porto

Este laboratório tem foco na aplicação de micro e nanotecnologias para o desenvolvimento de alimentos inovadores para fins especiais em saúde, principalmente para o desempenho e recuperação de atletas. São realizados micro e nanoencapsulamento de alimentos, nutrientes e substâncias bioativas e análises de caracterização química, física e biológica de alimentos.
Envolve estudos de intervenção nutricional em modelos experimentais animal e/ou humano, com abordagem no exercício físico e no esporte de alto rendimento. Ainda dentro deste escopo são conduzidos estudos observacionais sobre os aspectos nutricionais, bioquímicos e metabólicos envolvidos no desenvolvimento de talentos esportivos no Estado do Rio de Janeiro.
As atividades de pesquisa e extensão realizadas no DAFEE são multisciplinares e possuem colaboração com diferentes unidades da UFRJ (IQ, EQ, FF, IBqM, EEFD, IMA, IMPG), Instituições de pesquisa Nacionais (UFF, UFRJ-Macaé, INT), Confederações Brasileiras de Esportes Olímpicos (CBPM, CBDA, COB), Clubes Esportivos (Fluminense Sport Club e Associação Atlética Portuguesa) e ONG (Luta pela Paz). Atividades de Educação em Alimentos, vinculados aos projetos de pesquisa e extensão, são realizadas junto às instituições parceiras.

Principais Equipamentos

Ultrafreezeres; Ultracentrifuga; Centrífuga de microtubos refrigerada; Centrífuga baby para tubos de coleta de sangue; Analisador bioquímico semiautomático RANDOX DAYTONA; Analisador microplacas VICTOR X3 (florescência, luminescência e ultra violeta); Mini Spray dryer Büchi; Aparato Sohxlet; Aparato Kjedahl; Estufa; Capela de exaustão de gases; Analisador de glicose e lactato Yelow Spring; Espectrofotômetro (ELISA); Espectrofotômetro Nanodrop; Potenciômetro; Balanças analítica e de precisão; Ultraturrax; Sistremas de eletroforese; Banhos-maria e Purificador de água.


Laboratório de Bioquímica Nutricional

Localização: Centro de Ciências da Saúde, Bloco J, 2º andar, sala 21
Coordenação: Professora Maria das Graças Tavares do Carmo

O laboratório de bioquímica nutricional envolve pesquisas científicas sobre as interações entre os alimentos/nutrientes e metabolismo, principalmente no contexto materno-infantil e lactação. As pesquisas envolvem tanto modelo animal quanto humano. Têm parcerias com diferentes centros de pesquisa da UFRJ e de outras Instituições de Ensino Superior, como o laboratório de Fisiologia Celular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e o laboratório de Fisiologia Endócrina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Principais Equipamentos

Sistema de cromatografia a gás; Banhos térmicos; Espectrofotômetro (ELISA); Centrífuga; Ultrafreezer; Termociclador em tempo real (PCR); Potenciômetros; Balanças analítica e de precisão; Microscópio ótico; Estufas; Capela de exaustão e Fluxo laminar.


BIONUT

Localização: Centro de Ciências da Saúde, Bloco J, 2º andar, sala 19
Coordenação: Professora Fátima Sardinha

Biotério, que oferece suporte ao desenvolvimento de diferentes linhas de pesquisa na área experimental. Recentemente, este laboratório foi reformado para viabilizar a experimentação animal em ratos e em camundongos, sendo o ambiente totalmente adaptado ao manejo de ambas as espécies. Novos equipamentos foram adquiridos por meio de parceria em estudos colaborativos envolvendo exercício físico, com o Professor João Pedro Saar Werneck de Castro, da Escola de Educação Física e Desporto (EEFD) e University of Miami.
O BIONUT foi considerado o melhor biotério do CCS quanto à ergonomia adequação de critérios de saúde animal.

Principais Equipamentos

Esteiras mecânicas rolantes; Calorímetro para análises metabólicas; Gaiolas metabólicas e comuns; Bebedouros adaptados às gaiolas; Comedouros acoplados às gaiolas; Salas e antessalas com controle de temperatura e luminosidade; Guilhotina; Câmara de gás e Extrusora para o preparo de rações.



Laboratório Digital de Educação Alimentar (LADIG’E)

Localização: Centro de Ciências da Saúde, Bloco J 2º andar, sala 18
Coordenação: Professora Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho

O LADIG’E é um laboratório que desenvolve estudos aprofundados sobre educação em alimentação na interface com as Ciências Humanas no contexto transmidiático da cultura contemporânea.



Laboratório de Avaliação Nutricional (LANUTRI)

Localização: Instalações do Restaurante Universitário Central da UFRJ - Av. Carlos Chagas Filho, s/nº - Térreo - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Coordenação Acadêmica: Professora Dra. Aline Ferreira (LINK LATTES)

Coordenação Técnica: Dra. Vanessa Chaia Kaippert (LINK LATTES)

Sua missão é contribuir para a difusão dos conhecimentos na área de avaliação nutricional e promover a saúde, nos âmbitos coletivo e individual, por meio do estímulo à adoção de práticas alimentares saudáveis, do diagnóstico nutricional e da capacitação de recursos humanos em avaliação nutricional. São realizadas atividades de avaliação nutricional e educação alimentar, individuais ou coletivas para a comunidade da UFRJ (servidores técnico-administrativos, docentes, alunos e prestadores de serviço), por meio de projetos institucionais, além do treinamento e capacitação de recursos humanos para a utilização dos diferentes métodos de avaliação nutricional. As instalações do LANUTRI são utilizadas para as pesquisas científicas do PPGN, que envolvem intervenção e avaliação nutricional. De forma integrada ao LabDAFEE, formam uma Unidade de Pesquisa em estudos do metabolismo energético e bioquímica nutricional humana do Instituto de Nutrição Josué de Castro/UFRJ. Este laboratório possui equipe técnica composta por três nutricionistas e equipe multidisciplinar com representatividade docente de todas as linhas de pesquisa do PPGN.

Principais equipamentos

Sistema de calorimetria indireta Vmax para análises metabólicas em humanos; Esteira rolante para análises do gasto energético em exercício; Eletrocardiograma; Balanças digitais plataforma e portáteis; Estadiômetro portátil; Infantômetro portátil; Aparelhos de bioimpedância tetrapolar e Maca portátil.


Laboratório de Pesquisa e Inovação em Ciências do Esporte – LAPICE

Localização: Centro Universitário – bloco c – salas 201 e 202 – UFRJ campus Macaé
Coordenação: Professora Beatriz Gonçalves Ribeiro

Neste laboratório são conduzidos estudos de intervenção e avaliação nutricional de humanos, no contexto da ciência do esporte.

Principais equipamentos

Ergo espirômetro VO2000 Inbramed; Esteira Ergométrica Master Inbramed; Desfibrilador Automatico Inbramed; Aparelho de bioimpedância tetrapolar Biodynamics 450; Adipometro Lange; Balança digital portátil Tanita; Balança digital de Bioimpedância Portátil; Aparelho de pressão arterial automático; Aparelho de pressão arterial e Analisador Semi Automático Bioplus Bio 2000.


 

Observatório de Epidemiologia Nutricional

Localização: Centro de Ciências da Saúde, Bloco J, 2º andar.
Coordenador: Professor Gilberto Kac

Atualmente, os pesquisadores do Observatório de Epidemiologia Nutricional, estão envolvidos em quatro projetos. Dois desses projetos já estão em fase de recrutamento e coleta de dados:
The improve trial: trata-se de um ensaio clínico de viabilidade em parceria com a Universidade de Westminster (Londres), Parker Institute (Dinamarca), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Instituto Fernandes Figueiras (FIOCRUZ). Está sendo investigada a efetividade e o custo-efetividade de uma intervenção multicomponente que abrange a fortificação de leite com cálcio e vitamina D e a terapia periodontal na saúde bucal e na melhoria do estado metabólico e inflamatório de gestantes de baixa renda com periodontite. As mulheres são avaliadas no 2° e 3° trimestres da gestação e no pós-parto. Além disso, será quantificada a vitamina D dos bebês com sangue coletado no teste do pezinho.
Compostos bioativos do leite materno e associação com saúde materna e desenvolvimento infantil: trata-se de uma coorte de gestantes e seus filhos. O objetivo de avaliar a composição do leite humano quanto à microbiota, compostos imunológicos e oligossacarídeos e sua associação com desfechos maternos, bem como o crescimento e o desenvolvimento da criança até um ano de vida. Informações sociodemográficas, estado nutricional, parâmetros clínicos e bioquímicos, saúde mental, consumo e nível de atividade física serão coletadas. Todo o projeto será realizado por meio de colaboração com a atenção primária. O projeto tem parceria com a Universidade de Columbia (Estados Unidos).
O 3º projeto está previsto para ter início de recrutamento e coleta de dados em outubro deste ano:
MILQ (Mothers Infants and Lactation Quality): Estudo multicêntrico internacional em cinco países: Brasil, Estados Unidos, Dinamarca, Bangladesh e Gâmbia. Esse projeto está em fase de revisão de questionários e dos protocolos com previsão para início da captação das gestantes em outubro desse ano. Apresenta como objetivo estabelecer valores de referência para concentrações de micronutrientes no leite humano baseado em dados de mulheres com estado nutricional adequado e não suplementadas. Trata-se de um estudo de coorte com quatro ondas de seguimento com início no pós-parto imediato e realizado até 9 meses de vida da criança. Também serão coletadas informações sociodemográficas, reprodutivas e de estilo de vida, saúde mental e desenvolvimento cognitivo infantil, além de coleta de amostras biológicas como fezes, urina, sangue e saliva. Esse estudo é financiado pela fundação Bill & Melinda Gates e o centro coordenador está localizado nos Estados Unidos na United States Department of Agriculture (USDA).
O 4º estudo em andamento trata-se da validação das curvas de crescimento proposta no Intergrowth-21st para a população brasileira. Atualmente, está sendo realizado em parceria com a pastoral da criança e Ministério da Saúde. O objetivo principal deste estudo é desenvolver e avaliar a aplicabilidade de novas recomendações de ganho de peso gestacional a partir das curvas do Intergrowth-21st, para mulheres classificadas com eutrofia ou sobrepeso, de acordo o Índice de massa corporal pré-gestacional, para futura implementação no Sistema Único de Saúde. Um objetivo adicional é sugerir recomendações de ganho de peso gestacional para o primeiro trimestre de gestação e para mulheres com baixo peso e obesidade pré-gestacional, não contempladas na curva do Intergrowth-21st.

Pesquisadores INJC

Professora Maria Beatriz Trindade de Casto; Professora Aline Alves Ferreira.


GIPEPON - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Estudos Populacionais em Nutrição

Localização: Centro de Ciências da Saúde, Bloco J, Subsolo.

A avaliação do estado nutricional de indivíduos e de coletividades é indispensável em estudos que pretendem compreender as condições de saúde e de vida de uma população. Desta forma o Grupo Insterinstitucional de Pesquisa em Estudos Populacionais em Nutrição – GIPEPON – integra profissionais engajados em projetos que têm, em comum, metodologias com a proposta de investigação diagnóstica da situação nutricional da população brasileira, englobando indicadores antropométricos, bioquímicos, clínicos, dietéticos e sócio-econômicos. O grupo concentra suas atividades de pesquisa em Epidemiologia Nutricional que compõe uma das 5 linhas de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Nutrição do INJC, desenvolvendo estudos sobre estado nutricional de indivíduos e de coletividades e seus determinantes; consumo alimentar de grupos populacionais e seus determinantes; nutrição e saúde da criança e do adolescente; obesidade e transtornos alimentares; segurança alimentar e nutricional e estudos sobre pobreza e suas repercussões no estado nutricional da população brasileira. O GIPEPON está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Pesquisadores INJC

Gloria Valeria da Veiga; Rosana Salles da Costa; Rosângela Alves Pereira.


Núcleo de Pesquisa em Micronutrientes – NPQM

Localização: Centro de Ciências da Saúde, Bloco J, sub-solo.
Coordenador: Professora Andrea Ramalho

Estudo das deficiências de micronutrientes na população considerada clássica de risco (grupo materno-infantil), além de estudar suas associações com processos infecciosos e crônicos não transmissíveis em diferentes segmentos populacionais e momentos biológicos.

Pesquisadores INJC

Wilza Peres; Taís Lopes; Avany Fernandes.

Pesquisadores Externos

Andréa Cardoso Matos; Silvia Elaine Pereira; Carlos Saboya Sobrinho; Bruno Rodrigues Campos.


Laboratório de Informática da Graduação (LIG)

Localização: Prédio sede do CCS, Bloco J, 2º andar, sala 06

Destina-se a alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Nutrição e Gastronomia do INJC, para realização de tarefas acadêmicas dos discentes e para atividades práticas de ensino de graduação. Local de atividades acadêmicas e de pesquisa de alunos de iniciação científica vinculados ao PPGN.


Laboratório de Informática da Pós-graduação (LIP)

Localização: CCS, Bloco J, subsolo, sala JSS 01

Destina-se a alunos regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação do INJC, incluindo o mestrado e doutorado acadêmicos do PPGN. Este laboratório também é utilizado para a realização de aulas em que os recursos de internet são necessários.

Principais equipamentos

Computadores; Impressora laser; Quadro interativo e Projetor multimídia.